Conheça o passo a passo detalhado para a certificação de profissionais de montanhismo que desejam atuar como Guias, Instrutores e Condutores de forma responsável, tanto do ponto de vista da segurança física, como em respeito às questões ambientais.
A certificação é destinada exclusivamente para pessoas físicas, com fins profissionais, dentro do caráter esportivo. Siga os passos e conquiste sua Certificação ABGM + SELO CBME.
10 passos para a sua certificação
1. Categorias e Requisitos
Conheça as categorias de profissionais de montanhismo para as quais é possível se candidatar para obter a certificação. Leia atentamente o documento técnico referente às atividades mínimas obrigatórias para qualificação de cada categoria, assim como os cursos obrigatórios (referenciados nas tabelas do documento de atividades mínima obrigatórias). Estes e outros documentos podem ser encontrados em nossa biblioteca.
2. Modelo de Currículo
Se você já possui as atividades e cursos obrigatórios da categoria profissional pretendida, baixe a tabela de Modelo do Currículo e preencha detalhadamente com as suas informações e cursos de acordo com a categoria pretendida.
3. Formulário de Adesão
Com a tabela do currículo pronta acesse e preencha o Formulário de Adesão ao Programa de Qualificação e Certificação com as informações solicitadas. Nesse formulário você precisará anexar a tabela do currículo (preenchida no passo anterior) além de anexar certificados para comprovar as exigências mínimas da categoria.
4. Taxa de Avaliação Curricular
Após preencher e enviar o formulário do passo 3, realize o pagamento da taxa de Avaliação Curricular/Diagnóstica. Ao efetuar o pagamento seus dados serão enviados para avaliação curricular.
5. Avaliação Curricular
Após o pagamento da taxa do passo 4, seus dados serão enviados para Avaliação Curricular/Diagnóstica. A Comissão Avaliadora da ABGM terá 30 dias para retornar com um relatório de conformidade, indicando se você foi aprovado ou reprovado (existem pendências no seu currículo).
Fique atento: se houver pendências, você terá 90 dias para saná-las, se ultrapassar este prazo o processo deve ser reiniciado.
6. Etapa de Qualificação
Se for aprovado na Avaliação Curricular/Diagnóstica você deverá aderir ao Programa de Qualificação, escolhendo um dos avaliadores da ABGM. Valores e formas de pagamento devem ser negociados diretamente com o avaliador.
O Programa de Qualificação visa difundir as melhores e mais seguras práticas no âmbito profissional e avaliar o conhecimento e a capacidade do candidato em desenvolver as competências requeridas, conforme a categoria profissional selecionada, além de preparar o candidato para a próxima fase, o Exame de Certificação.
A qualificação deverá ser realizada dentro do período de 12 meses, contados da data de envio do formulário do passo 2, caso contrário o processo deverá ser reiniciado.
7. Taxa do Exame de Certificação
Ao finalizar e ser aprovado na Etapa de Qualificação você deverá pagar a Taxa de Certificação para realizar o Exame de Certificação (teórico e prático).
8. Exame de Certificação
Após o pagamento da taxa, a Comissão Avaliadora da ABGM selecionará um Avaliador e o próprio entrará em contato com você para o agendamento das avaliações finais.
Ao ser aprovado no Exame de Certificação você se torna um Profissional de Montanha Qualificado e Certificado junto à ABGM e CBME na categoria à qual foi avaliado.
9. Anuidade ABGM e Selos de Certificação
Após a sua aprovação no Exame de Certificação, efetue o pagamento da primeira anuidade da ABGM para receber os selos de Profissional de Montanha CBME e ABGM.
Caso haja no seu estado uma federação ou associação de escalada estadual filiada à CBME, a taxa anual de certificação também contemplará a anuidade de filiação a tal entidade.
10. Compromisso ABGM
Após se associar à ABGM, a entidade fará a sua promoção e acompanhamento profissional. A promoção virá por meio da divulgação no site e nas mídias sociais da ABGM e o acompanhamento profissional será realizado pela oferta de formação continuada, cursos e treinamentos.
Periodicamente a ABGM fará a verificação da validade dos cursos obrigatórios de cada profissional, bem como o pagamento da anuidade da associação, conforme definido em seu estatuto.
Importante
A renovação da Certificação ocorre a cada 5 anos, quando você deverá reapresentar o seu currículo de montanha, demonstrando que está ativo e que fez, durante esse período, pelo menos, 30% das atividades exigidas para a sua categoria.
Precisa de ajuda?
Tem alguma dúvida sobre o processo de certificação? Entre em contato conosco através do email: contato@abgm.pro.br