2001, surgia a AGUIPERJ
Em 2001 um grupo de escaladores percebendo o crescimento das atividades de guiada em escaladas no Rio de Janeiro, e buscando organizar e elevar o nível do serviço oferecido pelos guias, fundou a AGUIPERJ.
Inicialmente o processo de entrada na associação se dava pela apresentação de um currículo que era avaliado pelos fundadores, a fim de garantir um mínimo de experiência para os que iriam exercer a função de instrutores ou guias de escalada, até então a únicas categorias presentes na associação.





Elevando o nível técnico

Programa de Avaliação em Escalada (PAE)
Parcerias
Novo PAE

2024, AGUIPERJ muda para ABGM
O caráter nacional já estava consumado, chegava a hora da associação vestir uma nova roupagem que abraçasse em seu nome todo o país.
Além disso, a credibilidade na avaliação de profissionais, a demanda por filiação de profissionais em outras categorias e a experiência na formação dos condutores de visitantes do Parque Nacional da Serra dos Órgãos abriu as portas da associação para assumir a homologação de outras vertentes do montanhismo.




SNHP
Sistema Nacional de Homologação de Profissionais
Nesse contexto surgiu o Sistema Nacional de Homologação de Profissionais de Montanhismo. Com a fundação da ABGM, a avaliação dos candidatos que já foi baseada apenas na experiência e depois passou a somar a avaliação, tem agora a qualificação também adicionada.
O SNHP é portanto um processo de homologação que tem como pilares: Experiência, Qualificação e Avaliação. Processo adotado pela Confederação Brasileira de Montanhismo e Escalada, instituição da qual a ABGM tornou-se filiada e entidade avaliadora.
Essa é a nova associação de profissionais de montanhismo do Brasil. Prazer, nós somos a ABGM!
