História da ABGM

2001, surgia a AGUIPERJ

Em 2001 um grupo de escaladores percebendo o crescimento das atividades de guiada em escaladas no Rio de Janeiro, e buscando organizar e elevar o nível do serviço oferecido pelos guias, fundou a AGUIPERJ.

Inicialmente o processo de entrada na associação se dava pela apresentação de um currículo que era avaliado pelos fundadores, a fim de garantir um mínimo de experiência para os que iriam exercer a função de instrutores ou guias de escalada, até então a únicas categorias presentes na associação.

Elevando o nível técnico

Se o maior propósito era elevar o nível a busca por nivelamento de conhecimento entre os guias e a oferta de qualificação foi o primeiro passo. Logo vieram os cursos e treinamentos. Autorresgate, Didática, Primeiros Socorros em Áreas remotas, foram alguns dos cursos que foram organizados pela associação em vista de serem exigidos futuramente aos novos guias associados.
PAE - Programa de Avaliação em Escalada - AGUIPERJ

Programa de Avaliação em Escalada (PAE)

O próximo passo foi a criação de um programa de avaliação que serviria como processo de filiação à AGUIPERJ. Nesse contexto surgiu o PAE – Programa de Avaliação em Escalada. A partir desse momento foi estipulado oficialmente um currículo mínimo para tornar-se um associado. Numero mínimo de vias de escalada, dificuldade e duração sendo levadas em conta, cursos obrigatórios, fizeram o sarrafo subir e a associação agregar os melhores escaladores do RJ. Rapidamente veio o reconhecimento a nível nacional e ser um Guia AGUIPERJ tornou-se sinônimo de alto padrão!

Parcerias

As parcerias reforçaram ainda mais esse reconhecimento. Em pouco tempo a AGUIPERJ, já filiada a Federação de Esportes de Montanha do RJ, passou a compor Conselhos Consultivos em Unidades de Conservação, tornou-se parceiro de diversas instituições e empresas, entre outras participações que solidificaram a importância da associação no montanhismo nacional.

Novo PAE

Com o tempo o programa de avaliação foi se transformando e evoluindo. As avaliações ganharam proeminência diante dos currículos, e os melhores escaladores foram dando espaço aos melhores profissionais. A AGUIPERJ passou a ter processos mais redondos e eficientes e passou a ser almejada por profissionais de todo o Brasil. Vieram profissionais do Paraná, Bahia, Santa Catarina, Minas Gerias, São Paulo, Rio Grande do Sul, logo a AGUIPERJ tornou-se uma associação de caráter nacional.
Novo PAE - Programa de Avaliação em Escalada - AGUIPERJ

2024, AGUIPERJ muda para ABGM

O caráter nacional já estava consumado, chegava a hora da associação vestir uma nova roupagem que abraçasse em seu nome todo o país.

Além disso, a credibilidade na avaliação de profissionais, a demanda por filiação de profissionais em outras categorias e a experiência na formação dos condutores de visitantes do Parque Nacional da Serra dos Órgãos abriu as portas da associação para assumir a certificação de outras vertentes do montanhismo.

PQCPM

Programa de Qualificação e Certificação

Nesse contexto surgiu o novo programa de avaliação da associação. Juntamente com a fundação da ABGM, surgiu o Programa de Qualificação e Certificação de Profissionais de Montanhismo. O foco que já foi a experiência e depois passou a ser a avaliação, tornou-se a qualificação.

O PQCPM é portanto um processo de certificação que tem como pilares: Experiência, Qualificação e Avaliação. Processo adotado pela Confederação Brasileira de Montanhismo e Escalada, instituição da qual a ABGM tornou-se filiada e entidade avaliadora.

Essa é a nova associação de profissionais de montanhismo do Brasil. Prazer, nós somos a ABGM!