Categorias de Profissionais de Montanhismo

Quais profissionais podem fazer a certificação?

Diversas são as possibilidades de atuação profissional no Montanhismo. As principais vertentes envolvem a Caminhada e a Escalada. Nesse contexto a ABGM possui um leque de opções de certificação. Veja abaixo as categorias de profissionais de montanhismo que estão em conformidade com a CBME.

Guia de Montanha

“Entende-se por Guia de Montanha aquele capaz de liderar participantes em excursões de montanhismo, caminhada e de escalada em rocha em todos os tipos de terreno do território nacional, além de estar apto a ministrar todos os cursos de escalada em rocha, caminhada e técnicas verticais.

O Guia de Montanha é a soma das categorias Guia de Caminhada e Guia de Escalada.” CBME-DT 2016/03

Guia de Escalada

“Entende-se por Guia de Escalada aquele capaz de liderar participantes em excursões de escalada em rocha em todos os tipos de terreno do território nacional, além de estar apto a ministrar todos os cursos de escalada em rocha e técnicas verticais de maneira autônoma.” CBME-DT 2016/03

Guia de Caminhada

“Entende-se por Guia de Caminhada aquele capaz de liderar participantes em excursões de caminhada de um ou mais dias em todos os tipos de terreno do território nacional e com obstáculos de até 3º grau de dificuldade, lances em A1 e em estruturas ferratas (cabo de aço, correntes, degraus metálicos, etc), desde que tais obstáculos e lances não ultrapassem meia enfiada de corda, possibilitando descida imediata até o nível do solo.

O Guia de Caminhada está apto a ministrar todos os cursos de caminhada de maneira autônoma.” CBME-DT 2016/03

Instrutor de Vias Esportivas

“Entende-se por Instrutor de Vias Esportivas aquele capaz de liderar participantes em escaladas esportivas com proteções fixas, restritas a uma enfiada. Todas as atividades do Instrutor de Vias Esportivas estão restritas a meia corda de distância da base, possibilitando descida imediata até o nível do solo.

Os Instrutores de Vias Esportivas estão aptos a ministrar cursos de escalada esportiva de maneira autônoma.” CBME-DT 2016/03

Condutor de Trilhas

“Entende-se por Condutor de Trilha aquele capaz de conduzir participantes em excursão de caminhada de curto percurso entre os níveis Leve e Moderado Superior, desde que não possuam trechos ou lances que exijam o uso de técnicas verticais.

O Condutor de Trilha poderá atuar de forma auxiliar em cursos de acordo com seu conhecimento e competência, sob a supervisão de Guia de Caminhada ou Guia de Montanha.” CBME-DT 2016/03

Condutor de Trilhas com Especialização em Técnicas Verticais

“Entende-se por Condutor de Trilha com Especialização em Técnicas Verticais aquele capaz de conduzir participantes em excursão de caminhada de curto percurso entre os níveis Leve e Moderado Superior, em áreas naturais, incluindo atividades ou locais, que demandem o uso de corda para ascensão, descida ou para garantir a segurança em lances verticais ou expostos.

Este profissional poderá atuar de forma auxiliar em cursos de acordo com seu conhecimento e competência, sob a supervisão de Guia de Caminhada, Guia de Escalada ou Guia de Montanha.” CBME-DT 2016/03